Usar usa música que você gosta muito em um vídeo por vezes pode ser um problema. Nem falo da monetização do vídeo, mas muitas empresas não aceitam que isso aconteça e você pode perder o áudio do seu vídeo.
E como faz?
Alguns produtores de conteúdo trazem o conceito do “fair use” quando por exemplo você está usando uma música para ensinar alguém como tocar ou decompondo a música para entender suas diferentes partes… ou até mesmo fazendo um cover.
No meu caso, por vezes quero colocar uma trilha em um vídeo e também nas lives. No passado fiz um vídeo inspirado em uma música, e a resposta do youtube é que meu vídeo nem deixado não listado não poderia ficar. Deixe privado ou exclua. Vídeo bloqueado na hora.
Desde que isso aconteceu opto por não usar música alguma. Uma vez usei trilhas que as ferramentas de edição forneciam, mas também já aconteceu da música ser reconhecida. Sem problemas de direitos autorais explícitos, mas deu pra entender que o youtube estava ligado no que eu estava usando.
E aí nestas buscas, eu encontrei uma biblioteca que o próprio youtube possui com músicas royalties free. Separei aqui o que tenho usado de músicas para alguns vídeos dos canais que tenho, trilhas que uso para quando estou fazendo lives:
Referência principal: Youtube music library.
Eu normalmente procuro material do artista Noir Et Blanc Vie.
Seleções que fiz por canais que gerencio (algumas nem usei ainda hehe):
- Daniel Wildt: RhythmOrganyzer | So Long Analog (Noir Et Blanc Vie) | Cielo (HumaHuma)
- Viva Seu Tempo: SpriteStar (Saidbysed)
- mais.dev: BeeyornandRaysd (Noir Et Blanc Vie)
- Desenlatar: Reasons To Hope (Reed Mathis)
- Treine Basquete: Funk Down (MK2) e Hanging Out (Bruno E.)
E no meu processo de fazer lives, e quere deixar uma música de fundo, tenho usado uma playlist do Harris Heller. Inclusive se você está na vibe de vídeos e áudio e streaming, o Harris tem um canal de youtube falando sobre isso chamado Alpha Gaming.
Também existem outros sites onde você pode acessar trilhas, como o mixkit. Agora, se você é como o Jack Conte, você pode produzir suas próprias trilhas. Um dia eu chego lá!!
Quais trilhas você usa? Compartilha comigo! E se você faz trilhas, entra em contato! Quero conhecer o seu trabalho!
— Daniel Wildt