Aposentadoria por alívio?

Assistindo um vídeo do Ricardo Semler, ele comentava sobre a transição chegando para trabalhar em uma empresa onde os executivos falavam sobre como ela era “uma grande família“. Problema: ao final da jornada de trabalho essa família realizava “revistas” nas pessoas. Da mesma forma, se tornava presente outras políticas que deixavam visível a falta de confiança entre empresa e seus colaboradores.  Ou simplesmente políticas organizacionais que “são assim porque sim“.


Da mesma forma, Semler ao questionar executivos sobre felicidade no trabalho, recebia de muitos justificativas… pelos anos que “faltavam” para a aposentadoria. Eu já vi e ouvi amigos dizerem que já cumpriram X anos da sua pena, indicando o tempo que já tinham trabalhado e fazendo referência ao tempo que precisavam ainda para se aposentar.

No final do vídeo Semler fala um termo, o se “aposentar por alívio“. Achei o uso interessante, como se as pessoas estivessem esperando para dar aquele último suspiro, e chegar então ao “fim”… fim?

O ponto é pensar se é correto esperamos chegar em um momento onde teremos tempo, mas não teremos capacidades e vontades que HOJE nós temos… será este o caminho?  Acreditamos que seremos capazes de segurar a vontade de sonhos e realizações para uma etapa da vida, e deixamos tudo no desejo?

Eu acho que não… e então eu pergunto:

Você espera viver sua vida profissional, sua carreira, ou se “aposentar por alívio”?

Na história do Viva Seu Tempo e dentro dos grupo de mentoria, eu puxo (ou empurro dependendo do momento) as pessoas para buscarem formas de perceber o que está acontecendo. Mais percepção. E se depois de perceber for decisão seguir no caminho que estão, show. Foi uma decisão consciente, fora do piloto automático.

Um resumo do Viva Seu Tempo seria:

Observar para perceber, planejar para visualizar, executar para realizar. Faça ciclos curtos, revisando sempre se a direção atual é a que você quer.

E sobre a aposentadoria por alívio, deixo o vídeo então com parte da entrevista do Semler, no programa Roda Viva:

— Daniel Wildt (assine meu canal de vídeos)

One thought on “Aposentadoria por alívio?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s