Neste episódio do #PartiuAgile (temporada 1 – Scrum) vamos falar sobre empirismo e como o Scrum trabalha a construção de conhecimento dentro da equipe.
Também falo sobre os pilares do Scrum, e a parte mais legal de falar sobre transparência, inspeção e adaptação é como isto pode ser aplicado em qualquer contexto de trabalho. Não está restrito a projetos de tecnologia nem em projetos que trabalhem com Scrum.
O legal aqui é juntar construção de conhecimento com desenvolvimento de pessoas. Com desenvolvimento de equipes. Entender como podemos organizar o trabalho e desenvolver equipes preocupadas em alcançar os resultados de equipe e não apenas a própria satisfação.
Se fosse um jogo de basquete, é entender que o campeonato é mais importante que a vitória pessoal, que ganhar um jogo é mais importante que ser o cestinha de um jogo. E que tudo isto vai fazer a diferença no trabalho em equipe. O quanto você está se entregando para o time, e para o resultado da organização que faz parte.
Definir o que é ser transparente, entender quais são os pontos de inspeção dentro do contexto de trabalho e quais são as formas de adaptação existentes na organização? Estas são as perguntas.
E eu pergunto, para fechar o post: como é a sua equipe e a organização que você trabalha nestes aspectos, de transparência, inspeção e adaptação? Onde existe oportunidade de melhoria?
Links:
— Daniel Wildt (assine a minha lista e receba um eBook sobre produtividade)
Um pensamento sobre “#PartiuAgile – Processos de controle empírico e pilares – T01E03”