Muitas empresas não tem a preocupação de treinar programação e nem de aprender coisas novas. Elas terceirizam isso para as comunidades de prática, para os grupos de usuários. Ou para os indivíduos que fazem parte dela.
Dentro da uMov.me temos uma preocupação com aprendizado desde 2009 de forma mais efetiva e desde então temos momentos para prática, com Coding Dojos e treinamentos internos.
E nas escolas, como funciona isso? Como assim, nas escolas?
Em novembro de 2015 estive palestrando em uma escola de Porto Alegre, o Colégio Farroupilha, falando para um grupo de jovens interessados em conhecer e aprender mais sobre programação.
Dentro da conversa não falei sobre usar filtro solar, como se esta fosse a minha única contribuição para a vida deles, mas sim sobre dicas por onde começar no mundo da programação. Dá uma olhada no vídeo e depois eu faço um novo resumo de top 3 coisas que você deveria saber sobre desenvolvimento de software.
Top 3 coisas que você deveria saber sobre desenvolvimento de software:
- Que você pode desenvolver brincando, usando ferramentas como Scratch. É uma plataforma bem interessante. Ainda dá para brincar com desenvolvimento mobile usando o AppInventor.
- Que existem portais de ensino como o Code.org que possuem uma série de tutoriais para apoiar no processo de desenvolvimento. Existem sites mais avançados, para quem quiser aprender linguagens de programação, como o Code School.
- Que existem plataformas para acelerar seu trabalho, que podem apoiar você no processo de desenvolvimento, ajudando nas abstrações. Exemplos plataformas como WordPress (conteúdo) e uMov.me (desenvolvimento mobile). Conforme o problema que você quer resolver, certamente existe uma plataforma para facilitar a resolução. Se você tem dúvida, me manda um comentário ou email, que eu ajudarei você a descobrir qual é a plataforma.
Você conhece alguma escola que deveria ter ou que tem um clube de programação? Coloca eles aqui nos comentários!
— Daniel Wildt (acompanhe novidades na minha lista)
Que legal, vamos multiplicar essas iniciativas 🙂
Parabéns pelo Trabalho Daniel!
valeu!