Como iniciar um movimento? Como crescer um movimento?

Muitas pessoas tem iniciativa. Fulano é uma pessoa de iniciativa. E deu. Ele simplesmente para na iniciativa. Outras pessoas são mais metódicas, gostam de planejar e organizar e ver abrangência das coisas. Outras gostam da execução. E outras gostam de encerrar. Terminar.

Dentro do movimento ágil, uma das frases mais legais quando se está olhando o trabalho em andamento é saber responder a pergunta: onde posso ajudar?

“Stop starting, start finishing!”

Iniciar um movimento pode ser algo simples, você encontra outra pessoa que acredita no que você acredita e pronto. Você já tem um time. Cada um de vocês pode engajar outras pessoas. E saiba, tenha certeza que muitas delas vão jogar contra, vão dizer que não vai funcionar, sem ao menos tentar. Elas são as mesmas que vão contar histórias dizendo que poderiam ter feito parte da história, mas estavam ocupadas com outra, como dizer, outra desculpa.🙂

Já falei sobre movimentos aqui, sobre um pouco da mentalidade hacker, open source, de fazer coisas acontecerem e acreditar em movimentos de abundância da rede. Escrevi um texto em inglês sobre isto, onde falei por exemplo de Playing For Change, um movimento de muita inspiração e realização.

E neste caso que quero contar neste texto de agora, alguém pensou: vamos trazer um show do Foo Fighters? Como chamar atenção?

E aí agora muitos de nós podemos conhecer o Rocking 1000, um movimento que reuniu muitos músicos para tocar Learn To Fly e engajar uma banda, o Foo Fighters, para trazer um show deles para a cidade! Este movimento começa com o crowdfunding, sempre ele unindo multidões.

Olha o resultado:

O processo de engajamento é o que garante o crescimento de um movimento, trazendo mais e mais pessoas para fazer parte. Seja divulgando, ou realmente lá tocando algum instrumento. E este processo vai funcionar para qualquer coisa que a gente resolva fazer na vida. E uma falha em um dos passos não significa falha. Significa aprendizado. Significa buscar uma melhor mensagem para o próximo passo.

Eu já fiz apoio em +40 projetos de Crowdfunding. E agora estou fazendo o meu primeiro projeto com a rede, estou muito próximo da falha, o que por alguns pode ser bem frustrante, mas não se pode olhar assim. É preciso ver onde aprender e onde seguir em frente.

— Daniel Wildt (veja um keynote do Dave Grohl no SXSW)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s