Helter Skelter. É um brinquedo. A música fala em parte da sensação de andar neste brinquedo.
Teoria: Helter Skelter foi uma canção feita como resposta a afirmação de que até então “I Can See for Miles” (The Who) era a música mais pesada. O ano? 1967.
Agora… o que era para ser uma mera brincadeira, de algum modo esta música foi levada além do tal brinquedo inspirador e foi motivo inspirador para uma tragédia que causou várias mortes em 1969 nos Estados Unidos.
A composição foi de Paul McCartney e a música faz parte do álbum branco dos Beatles (1968). A intensidade da música é tanta que se manteve no final da gravação uns gritos do Ringo dizendo que tinha bolhas nas mãos pela força colocada para tocar bateria. Eles queriam fazer um som alto e pesado.
Mas a música apesar das histórias legais que tem por trás, também aparece vista como um hino, na tragédia da família Manson. De algum modo Charles Manson acreditava que a música levava a confusão. E bom, essa confusão o levou para a prisão perpétua.
Para fechar o post deixo a gravação do U2:
— Daniel Wildt (assine a minha lista)
Créditos da foto: George Rex (Creative Commons @ Flickr)
Para mim essa música mostra que os Beatles eram completos, em 1968, um heavy metal! Junto com a fase conhecida como “early metal”: http://s3.amazonaws.com/media.wbur.org/wordpress/12/files/2013/05/definitive-metal-family-tree-copy.jpg
Sensacional post!