Desafios de montar um calendário de treinamento

calendarioMontar calendário sempre é um desafio. Pensar em demandas e identificar se vai rolar a quantidade mínima de alunos. Para a Wildtech sempre é um problema, porque todos os treinamentos são lançados já confirmados.

Qual o principal desafio?

Eles ocorrem, mesmo que se tenha apenas 1 aluno. A empresa assume o risco em prol de fazer acontecer.

Para o dia 1/julho tem #StartupDojo, e para este já temos por exemplo 13 pessoas confirmadas. Isto é legal, vai dar para fazer umas dinâmicas legais e ajudar o pessoal a tirar projetos do papel e começar a desenvolver novos produtos e serviços. Agora está no desafio de conseguir mais alguns alunos até o dia 1/julho, mas o importante é que o evento já acontece sem risco financeiro.

E é cobrado? 

Sim. Já fizemos eventos gratuitos, e consegui acumular frustrações de várias formas. Várias pessoas confirmando presença e acabam faltando porque um vento forte bateu ou parecia um pingo de chuva. Fazendo inscrições com valores baixos consigo viabilizar os eventos e trabalhar conceitos de lote para poder balancear as inscrições e valorizar quem se inscreve primeiro.

As vezes tenho vontade de cobrar e devolver o dinheiro caso a pessoa vá no evento. Vou pensar em algo assim para testar.🙂 Agora brincando com o Paypal, estou vendo formas de poder fazer isto, de emitir ressarcimento de valor sem a pessoa perder a grana.

E qual a periodicidade dos eventos?

Normalmente organizo duas a quatro aulas por mês, com focos diferentes para variar no público alvo e poder disponibilizar para mais pessoas o acesso.

Para agosto, vamos tentar uma ação diferente que é colocar várias aulas “juntas” como se fosse uma formação. E vamos permitir que as pessoas se inscrevam de forma independente nas aulas, exemplo na aula nova que temos para falar sobre desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Neste caso serão cinco noites alternando terças e quintas. Vamos ver como vai acontecer.

Olha o calendário atual lá no Eventick: http://www.eventick.com.br/organizador/wildtech. Até vale um outro post falando só das ferramentas disponíveis e das formas de promoção destes eventos.

Ah, e falando em treinamentos, em breve teremos novidades!🙂

Dicas finais? 

De imediato… evite eventos em dias com jogo de copa do mundo.🙂

No mais, evitar fazer algo no dia que existe algum evento que o seu público alvo vai estar presente. Exemplo shows e jogos de futebol. O mesmo vale para véspera de feriados.

Este cuidado deve ser redobrado quando você vai viajar para outra cidade. Tente saber com quem mora nesta outra cidade para identificar possíveis restrições com relação a datas. Dias em que a cidade tem algum programa que o seu público alvo não falta e coisas deste tipo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s