Qual o tamanho ideal de um post? O que se busca quando se escreve?

writingJá ví estudos sobre o tamanho de posts em blogs. Um dos blogs que li fala em posts com pelo menos 250 palavras para melhor target em ferramentas de busca. Outros já vi falar entre 400-600 palavras, e não muito maior que isto, pois se pode perder o foco do leitor. O meu problema é que posts muito longos fazem eu perder o foco do escritor!🙂

Querendo entender qual o tamanho ideal para escrever e também pensando no tempo necessário para poder dedicar no processo de escrita, comecei a seguir alguns autores que tenho como modelo mais de perto, e ver mais o que eles escrevem e entender o ritmo de escrita. Queria ver o que eu poderia aproveitar deste processo.

O que eu descobri?

Que eles escrevem posts de 50 palavras. E fazem outros posts com +600 palavras. Alguns até maiores, com +1000 palavras.

Qual a conclusão?

O que eu notei é que não importava tanto o tamanho dos posts, mas o principal é que eles mantinham um ritmo de escrita e de contato com os leitores. Todos os dias, 8h da manhã, por exemplo, aparece um post do Seth Godin. Neste dia 22/junho passado, lá existia na minha caixa postal um email do Seth Godin com o post do dia. Ele levantou uma reflexão muito grande, mas em um post que não passava de 100 palavras. Ele manteve o compromisso de post diário, entregando um conteúdo de valor, e me permitiu passar por um momento de reflexão. A ponto de querer escrever este post hoje e não amanhã.

Então escrever diariamente é a solução?

Durante um tempo escrevi de forma forçada querendo gerar um post por dia no blog. Fiz isto durante 90 dias, com “sucesso”. Qual o problema? Me sentia forçado a escrever. Mas fiz para buscar aprendizado. O resultado deste processo foi ficar sem escrever durante 2 meses praticamente, me libertando da obrigação. Passava tempos longe do teclado fora o necessário do trabalho.

Então escrever diariamente simplesmente não era a solução, mas algo que pudesse ser feito que ajudasse a gerar conteúdo diariamente. E acompanhar redes sociais como facebook, não iria gerar este processo. Quer dizer, não para o tipo de conteúdo que eu estava interessado em publicar.

Mudando de estratégia

Ao invés de começar a escrever diariamente, eu comecei a ler diariamente. Livros, artigos, todos relacionados aos tópicos que escolhi como nicho (falo desta escolha em outro dia). Comecei a ler coisas diferentes também, para experimentar.

O principal é que comecei a estudar de uma forma regular. O resultado deste processo é que hoje eu tenho listas de assuntos para escrever a respeito. O estudo gerou necessidade de prática, e esta gerou a vontade de escrever sobre os aprendizados.

Não me prendo no tamanho do post. Fico focado no aprendizado que quero gerar para as pessoas. E agora que este post gerou 481 palavras eu posso terminar ele tranquilamente.🙂

Extra: Blog do Seth Godin

One thought on “Qual o tamanho ideal de um post? O que se busca quando se escreve?

  1. Boa Daniel!
    Era algo que eu estava precisando ler, já que sofro desse problema também.
    Até adotei essa estratégia sem querer, mas tenho tentado lutar com uns “bloqueios” que não tem me deixado escrever como gostaria:/
    Adorei o design do blog!
    Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s