Para quem usa Mac OS: mover biblioteca de fotos do iphoto/photos para HD externo!

Um dos grandes usos da tecla “alt/option” do Mac é poder selecionar qual biblioteca de imagens se quer usar, quando se abre o programa iPhoto/Photos. Na prática você pode ter diferentes bibliotecas, focando em diferentes trabalhos, vida pessoal, conforme o seu interesse.

No meu caso, eu queria passar a minha biblioteca de imagens do iPhoto para um HD externo, e esta tecla se torna parte essencial no processo. O processo foi bem simples:

  1. Fechei o iPhoto
  2.  Copiei a pasta de imagens para o HD externo. Garanti que o HD externo estava formatado com Mac OS Extended (Journaled). Se ele estiver formatado com FAT podem ocorrer problemas de lentidão no uso do iPhoto conforme li em alguns locais.
  3. Terminada a cópia, abri o iPhoto pressionando a tecla “alt-option” do teclado do Mac. Com isto abre uma janela me perguntando qual photo library quero usar.
    iphoto-openNa mesma janela existe a possibilidade de criar novas (Create New…) ou localizar bibliotecas existentes (Other Library…). No meu caso, o próprio iPhoto detectou no HD externo a biblioteca e já me mostrou como opção possível de uso.
  4. Fiz um teste vendo se as fotos eram encontradas no novo volume.
  5. Tudo ok… então com isto apaguei a pasta original da biblioteca de fotos do iPhoto, e liberei um belo espaço em disco. Fim da missão.🙂

Nota importantíssima: com esta operação, a minha biblioteca de imagens não está mais entrando no processo de backup do time machine. Se você for realizar esta operação, tenha isto em mente, que você pode estar perdendo seu backup de fotos. No meu caso eu mantenho as fotos em outros serviços online também, então não estou muito preocupado caso venha a perder o HD externo.

Outros usos? Este mesmo procedimento pode ser útil se você quiser mover sua biblioteca de fotos para dentro do DropBox (recomendo) por exemplo, para garantir backup externo das fotos. O mesmo pode ser feito com o Google Drive.

Extra: página de suporte, onde encontrei mais informações sobre esta operação com o iPhoto (em inglês). Este mesmo procedimento funciona com o app Photos.

Que outras dicas você está precisando sobre o uso do Mac? Deixe um comentário! Ele ajudar na minha priorização de escrita de novas dicas.

— Daniel Wildt
Na minha lista de emails sempre tem conteúdo novo. Assine!

22 thoughts on “Para quem usa Mac OS: mover biblioteca de fotos do iphoto/photos para HD externo!

  1. Oi de novo rs..eu achei a pasta.. é que ela não estava aparecendo no meu finder, aí eu entrei no site do suporte da apple e como eles tem fotos lá eu entendi o q vc está falando, obrigada!!

  2. Fala Daniel

    Vê se você já passou por isso, comprei um Macbook pro agora numa viagem e o usei para fazer backup dos cartões de memorias das câmeras. Ao voltar fui transferir as fotos do iPhoto pro HD externo. Depois de terminado fui ver as fotos no HD externo e varias fotos se corromperam, a foto abre mas no rodapé ou na lateral fica ou uma faixa preta ou uma parte da mesma foto como se fosse um espelho. Estou usando o Paragon NTFS, não formatei o HD pro Mac porque uso também no Windows.

    Abraços

    1. Olá Marlon, nunca passei por este problema. Vou ficar atento.

      Eu hoje tenho feito dois passos nos dias de hoje.
      Acabo usando o iPhoto para armazenar as fotos localmente. A pasta local deixo dentro do Dropbox para ter o backup das fotos que estou trabalhando ou armazenando temporariamente.

      Depois, eu acabo organizando as fotos no Flickr. Assim consigo acessar as fotos online e “economizo” espaço, já aproveitando para compartilhar as fotos em outras redes sociais.

  3. Opa, falando em espaço, qual a diferença entre a Biblioteca Fotos e Biblioteca iPhotos? possuo ambas, a primeira com 51,62 gb e a segunda com 44,4 gb.

    É possível que estejam em certa medida duplicadas?

    Abraço

    1. Eduardo, na verdade melhor revisar para entender se são duplicadas ou se são complementares. Todo caso parece uma bela oportunidade de economia de espaço.

      Sabe que em um problema parecido, estava com uma biblioteca do iMovie com 150kb e tinha uma outra com quase 40gb, não sendo usada. Consegui uma boa liberação de disco.🙂

  4. Olá.
    Então e passar fotografias da App “Fotografias” para o “iPhoto”?
    Reparei que tenho descarregado as fotografias do meu telefone apenas para as “Fotografias” e não estão no “iPhoto”.

  5. Olà ! Gostaria de uma ajuda se possivel !meu MAC deu problema e nao sei Como consegui passar todas as minhas fotos e videos para o meu iPhone !! e agora nao consigo passa las novamente para p Mac ! O q fazer ? Desde ja obrigado!!

    1. Pelo aplicativo de fotos, quando você conectar novamente em um mac vai conseguir visualizar e então importar novamente para o Mac.

      Estando no iphone também pode conectar em um PC e normalmente ele vai mostrar o iphone como se fosse um HD externo ou Pendrive e vais conseguir copiar as fotos.

      Ainda, podes optar por comprar espaço em serviços como iCloud e garantir o backup das fotos a partir do celular.

  6. Meu Deus,…ou o MacBook é muitoooooo dificil de usar, ou eu sou “tapada”! pq já estou quase desistindo! Nao consigo encontrar as fotos no finder para copiar e colar no google drive! Alguem me socorre?

  7. Bom dia!

    Passei as fotos do meu MacBook para um HD, peguei as fotos do iPhoto e arrastei para dentro do HD Externo, eu vejo no HD que as fotos tão passando, os arquivos ficam se movendo porém não aparece o tempo que vai demorar ou quantas fotos já passaram e as que ainda faltam…

    1. Oi Diogo eu não me lembro quanto tempo a minha demorou mas foi muito. Eu tinha muito vídeo na biblioteca.

      Mas você consegue ver os arquivos aparecendo no hd externo?

      No meu caso era uma angústia maior por estar movendo a biblioteca toda hehe.

  8. Ola Daniel,

    eu nao entendi essa parte de “Copiei a pasta de imagens para o HD externo”, porque o meu so abre as fotos no iPhoto:/

    obrigada!

    1. Oi Cecilia. Ele vai seguir abrindo no iphoto mas a localização dos arquivos pode ser outra.

      Exemplo você pode escolher ter um local do iphoto para fotos pessoais e outra profissional por exemplo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s