Quando a gente fala em conhecimento, pode estar conectado com largura ou profundidade quando olhamos para alguma habilidade que temos ou queremos ter.
O dilema do ser generalista ou especialista. Como vai esse dilema por aí?
Eu considero algo bem difícil de não nos tornarmos especialistas em algum assunto simplesmente por alguma habilidade nos demandar por um tempo mais consistente. Mais que um plano de foco, uma continuidade de prática de um determinado tipo de serviço ou habilidade.
Em 2026 completo 30 anos trabalhando com tecnologia. Me tornei especialista em alguns assuntos ao longo deste período. Por falta de continuidade alguns assuntos se tornaram parte da minha generalidade enquanto outros seguem em aprofundamento e mais ganho de prática.
Ao mesmo tempo, existem assuntos que ainda considero meu conhecimento raso, mas sei que seguirei praticando e que em algum momento estarei mais confiante e consciente sobre a minha prática.
Amplitude me lembra de zona de conforto, que eu trabalho diariamente para ampliar, cada vez mais. Faço isso a partir da prática. Prática que me permite viver projetos com mais calma e tranquilidade. Me permite ter referência em atividades que já realizei e agora preciso fazer novamente. Não que eu não tenha que treinar e melhorar e seguir aprendendo.
Independente do caminho, precisamos de prática!
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.