Não. Tempos diferentes. Cidades com estruturas e possibilidades diferentes. Sentimos mais ou menos frio. Temos mais ou menos capacidade financeira.
Pessoas não possuem a mesma vida.
Algumas pessoas conseguem parar na sexta-feira e voltam somente na segunda-feira, renovadas e tranquilas. Outras possuem a tal escala 6×1 quando não é pior, com pouquíssimas folgas no mês. E por vezes, quando tem folga é a oportunidade de trabalhar em um outro projeto.
Pensa que existem pessoas que pedem desculpa para poderem ir no funeral de um ente querido, como se tivessem feito algo errado. E muitas tem seu pagamento descontado por realizarem esta atividade.
Outras possuem jornada dupla ou tripla para conseguir vencer o orçamento da casa. Gasta menos, é uma afirmação que normalmente aparece dos entendidos em finanças.
Dorme mais tarde para poder trabalhar mais, também brincam, questionando o que se faz da meia noite até as seis horas da manhã.
Já fui capaz de trabalhar mais e me cuidar menos, frequentemente, mas não consigo ver o benefício deste tipo de movimento no presente. Minha habilidade de assumir riscos e de fazer coisas que prejudicam o meu corpo já foi maior no passado.
E da vida, lembrar de mais variáveis que nos tornam únicos.
Endividamento, atividades, responsabilidades, família, privilégios.
Nunca se esqueça dos privilégios.
Cada vida é única, não tente comparar.
A frustração vai ser certa. Sempre queremos mais? Ou sempre queremos algo melhor para a nossa existência?
Construa o seu caminho. Compartilhe suas histórias. Ensine, se fizer sentido. Aprender, meio que não temos escolha. Vamos aprender de um jeito ou de outro.
Qual é a sua busca?
Por aqui: mais tranquilidade, e o caminho para isso. Uma utopia.
— Daniel Wildt
P.S.: pior do que querer comparar vidas é querer comparar feeds de redes sociais. A felicidade das pessoas nem sempre é a que aparece por lá.
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.