Por vezes alienar pessoas sobre determinado assunto é o caminho para o sucesso.
Pensa. Se as pessoas não tomam consciência ou não se preocupam, pois existe algo mais divertido puxando atenção, não precisamos entregar, nem melhorar, nem analisar e nem precisamos gastar tempo em argumentações.
Diversos artistas representam muitas vezes a ignorância e falta de ética encontrada em ambientes corporativos. Só que o problema é que as histórias contadas não são inventadas. Elas acontecem. E seguem acontecendo.
Na prática vai assim… existe um problema, com possibilidade real de resolução. Precisa de plano, orçamento e de ação. Vai exigir priorizar. Vai exigir escolher fazer isso do que fazer outras coisas que podem ajudar em visibilidade.
E aí empresas podem fazer tanta coisa para evitar que as pessoas se preocupem com o assunto… podem torcer para que o que problema não aconteça. Essa é a mais clássica. Podem fazer de conta que está melhorando, montando planos, fazendo orçamentos, sem precisar efetivamente fazer algo de diferente. Podem só modificar a fachada, sem modificar nada do serviço efetivamente entregue.
Olhando de fora parece bom… só tirar a placa do “visite nossa cozinha” que vai dar tudo certo. Buscar selos para a empresa também pode ser interessante, tipo de melhores empresas para trabalhar.
Atuar em prevenção custa mais caro, de início, mas na gestão de riscos e de imprevistos, normalmente compensa.
Quando você escolher não mais se alienar, saiba que é um caminho sem volta. Você vai querer analisar problemas, pensar em opções de resolução e vai buscar caminhos diferentes. Se a melhoria é contínua, então a reflexão e adaptação também serão.
— Daniel Wildt
P.S.: você tem consciência do impacto que o seu trabalho causa no seu mundo? E como você analisa questões como desigualdade, impacto, mobilidade e exploração? Você quando contrata pessoas para trabalhar ou seleciona fornecedores, pensa nisso também? Quando seu trabalho é contratado, estas variáveis estão em perspectiva também?
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.