Ouvi que esta era uma ação de gestão humanizada.
Eu ri, mas a pessoa não riu. Ficou um momento estranho.
Em 2025, vivemos em um mundo remoto e distribuído.
Só hoje?
Em 2002-2003 eu já atuava em projetos de forma distribuída. Em 2007-2008 atuava em projetos funcionando com múltiplos países, por vezes trabalhando remoto e conectando com pessoas em diferentes fuso horários, integrando código e fazendo reuniões, compartilhando tela e tudo mais.
Aí em 2023-2024 as pessoas vem dizer que trabalhar de forma remota é algo desafiador. O controle remoto é algo desafiador, isso pode ser dito. A falta de confiança fica mais viva do que nunca quando não se tem habilidade de gestão de equipes e desenho de fluxo de trabalho baseado em resultado e não em tarefas e ocupação.
Trabalhar é desafiador? Ou a colaboração está ficando cada vez mais desafiadora? Funcionar sem padronização e sem caminhos definidos, pode se tornar desafiador.
Pessoas querendo atuar de forma isolada, sozinhas, “independentes”?
Quando vamos aprender que a interdependência é o que acontece no mundo real? Precisamos do nós para fazer projetos maiores acontecerem. Ou é uma visão, utopia ou algo romantizado?
Qual é a piscina de bolinhas do presente?
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.