Escasso

Procura e demanda. Muitos acessos. Não tem para todo mundo. E também não tem limite, mas por algum motivo a gente cai no gatilho.

Muitas vezes um produto de educação é vendido de forma eletrônica. Gravado. E portanto não existe necessidade de gerar algum tipo de escassez, não fosse pelo fato de gerar um gatilho mental indicando que não vai ter para todo mundo que pode querer.

E ver se conseguimos fazer as pessoas comprarem algo que não precisam neste momento. É ir pela emoção, sendo que as pessoas não sabem se vai ter novamente depois para comprar. Ansiedade e disponibilidade entram no jogo.

E podemos pensar em frases:

  • Compre agora que não tem outra turma prevista.
  • O preço vai aumentar na próxima venda.
  • O carrinho vai fechar na semana que vem.
  • Essa semana tem um desconto especial.

Tem uma série de frases que eu consigo pensar e que podem ajudar a criar essa ansiedade sobre alguma aquisição.

Deveríamos ter preocupação sobre quem consome nossa informação e nosso conhecimento. Não deveríamos querer viver o princípio da academia, quando as pessoas pagam e não aparecem. É como ler um livro e ter o livro. São coisas bem diferentes. O conhecimento é abundante. E assim deveriam ser nossas iniciativas.

— Daniel Wildt

P.S.: eu não esqueço que tem uma série de situações onde temos limitações e restrições que são reais. Limitação de pessoas na ferramenta de reuniões. Limitação no tempo de arrecadação de projetos. Mas em uma grande maioria, criamos escassez onde não precisaria existir.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

Uma resposta a “Escasso”

  1. Avatar de O tempo urge? – daniel wildt
    O tempo urge? – daniel wildt

    […] urgência, assim como escassez, também puxa gatilhos para uma tomada de ação emocional. E por vezes irracional, se olharmos […]