Similitudes

Estava ouvindo Gustavo Cerati e aparece esta palavra, similitudes, em uma das músicas, chamada Deja Vu. Por a caso a palavra é igual em Português. Gostei da palavra. E aqui estamos.

Uma das coisas mais importantes quando se fala de pensamento computacional é a capacidade de reconhecer padrões. De poder perceber o que existe de similar em diferentes contextos e poder transpor certos conceitos para outros lugares. Perceber e reconhecer padrões é uma habilidade para a vida.

Para quem desenvolve software, o processo de análise de negócio, de pensamento em cenários de validação, de pensar em metáforas, de perceber pedaços de código que podem ser reutilizados ou reduzidos. Tudo isso passa pelo processo de reconhecer similaridades.

E os exemplos podem ir para outros lugares.

Quando estamos montando uma equipe, precisamos entender o que existe de similar nas características das pessoas, para entender pontos disponíveis de apoio. Pontos de cuidado, entendimentos de como podemos ter ajuda em casos de trabalhos concorrentes por exemplo, onde pessoas precisam apoiar e compensar nas necessidades do trabalho.

Da mesma forma, saber que habilidades precisam ser desenvolvidas em outras pessoas da equipe, para que se tenha redundância de habilidades junto com isso menos dependência nas pessoas da equipe.

— Daniel Wildt

P.S.: escute a música Deja Vu, de Gustavo Cerati.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.