Chegar? Chegar na hora? E o estar presente na hora que precisa mesmo?

Pontualidade é disciplina? Depende da natureza do seu trabalho. Entregar deveria ser disciplina de uma equipe que faz entregas.

Se eu chegar no horário e não entregar o que é esperado. Qual o ponto?

Muitas pessoas trabalham com disponibilidade de atendimento, para receber demandas e atuar com outras pessoas em horários pré combinados. Quem atende público, recebendo pessoas, vendendo, estabelecimentos de alimentação, estas estruturas precisam de hora de chegada e tempo em trabalho, turnos, preparação para iniciar o trabalho e assim vai.

Mas… muitas atividades não funcionam assim. Possuem datas e metas e objetivos de planejamento. Por vezes temos horas e datas para reuniões e encontros ligados ao planejar, melhorar e o sincronizar.

O problema de priorizar controle de horas ao invés de entrega efetiva, em trabalhos que não tem dependência direta de horário de início e fim, é que por vezes estamos vendo se as pessoas estão ocupadas e não se as pessoas estão trabalhando no que importa.

Medir ocupação é útil em uma série de atividades onde as pessoas podem fazer uma certa quantidade de horas por dia, semana, mês e ano.

De resto, queremos medir efetividade. Os assuntos que precisam iniciar trabalho de pesquisa, estão iniciando? Assuntos urgentes estão sendo atendidos dentro de uma acordo de serviço combinado?

A questão das horas, não me entenda mal, precisa ser considerada também. Trabalho com pessoas que não tem obrigação de registrar o horário trabalhado e por vezes estas pessoas estão fazendo longas horas e trabalhando finais de semana, por entenderem que é responsabilidade delas fazer o trabalho.

No entanto, quando trabalhamos mais que o necessário estamos mentindo para o nosso trabalho de planejamento e estamos fazendo mais trabalho que o necessário. A pergunta que vem em seguida: é necessário? Falhamos em planejar o trabalho?

Qualquer atividade que realizamos no nosso dia a dia pode entrar nesta discussão e entendimento sobre pontualidade e capacidade de realização. Podemos combinar que dormir todos os dias pelas 21h é necessário. Podemos combinar que dormir um total de 07h por dia pelo menos é necessário. Tudo depende de que horas precisamos acordar. Talvez as nossas premissas estejam erradas. E isso precisa ser avaliado.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.