Quando você questiona alguma informação, qual é o seu processo de validação?
Muitas vezes falamos em posição de privilégio. E muitas vezes a crítica sobre algum assunto vem de pessoas que nunca tiveram a oportunidade de viver o problema, nem de entender o que está ao redor, nem de entender o que faz parte, de verdade, do sistema.
Em 2003 eu comecei a ler textos que falavam mal de metodologias ágeis, mas aquelas frases estavam estranhas. O meu caminho foi buscar mais informações sobre o assunto e o que estava ao redor.
Metodologias ágeis, localmente e internacionalmente. Também sobre as teorias que fizeram este tipo de conhecimento ser estabelecido. Olhei teoria das filas, olhei as teorias de administração, vindo lá do Taylorismo e chegando ao Toyotismo. Em algum aspecto também puxo pensamento sistêmico, e aí consigo criar entendimentos e argumentos que fortalecem o entendimento de como sistemas operam. E como podemos atuar para causar mudanças e melhoria neste tipo de situação.
Antes de cair no “acredito pois pessoa tal falou“, construa o seu entendimento sobre os assuntos. Entre em modo descoberta. Valide e conecte com o mundo real.
Nos dias de hoje, aceitar informações falsas é uma escolha. Não é acaso.
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.