Racionalidade

Ser racional em um projeto pode ser evitar ao máximo trazer emoções, ao tempo que buscamos entender como alcançar os objetivos que queremos alcançar usando as melhores habilidades das pessoas presentes.

Ao mesmo tempo, talvez o item mais importante em projetos seja entender como dividir o trabalho.

E ao tempo que podemos entender “nossas tarefas” e “tarefas de outras pessoas”, no fim queremos o projeto entregue.

Para este movimento acontecer a divisão do trabalho precisa ver prática.

Pode ser que a próxima atividade disponível era de interesse de uma pessoa específica, mas talvez ela esteja em outra demanda ou pesquisando algum assunto também importante.

Em uma equipe que se auto organiza e está focada no desenvolvimento das suas pessoas, o processo de execução de um projeto pode ter algumas premissas, exemplo:

  • Se você não sabe fazer uma atividade, peça ajuda ou passe para outra pessoa.
  • Se você está em bloqueio e não pode seguir em frente, peça ajuda e veja como pode ajudar em outro contexto.
  • Além do seu tempo de execução você tem tempo para ajudar pessoas no seu desenvolvimento.

O entendimento é de que temos habilidades e oportunidades para uso das nossas habilidades. Também o entendimento de que queremos desenvolver habilidades e temos opções disponíveis por onde aprender, talvez seja o melhor dos mundos. Para causar entregas e gerar valor, ao tempo de realizamos e aprendemos em projetos.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.