Tem certos problemas que podem ficar “existindo” por bastante tempo, décadas ou até a vida toda. Pode ser uma goteira que já tem até nome na casa, um aparelho que funciona no jeitinho. Você certamente vai lembrar de algo nesta categoria.
Tem muitos problemas que chegam um dia no seu ápice.
E a partir daí a gente entende que “pior não fica”.
A gente se acostuma.
Só que alguns problemas não são assim.
Alguns problemas poderiam ser evitados, principalmente se pensarmos no que está em volta. E em quem está em volta. Em quem pode nos ajudar e atuar.
Por vezes, nos colocamos no centro do mundo, e devemos sempre lembrar da nossa insignificância e a não relevância da nossa existência. Ajuda a lembrar que podemos ser humildes sempre.
E dito isso, por favor, não queira se tornar relevante sendo odiado por outras pessoas, pela sua falta de planejamento e cuidado com o que está em volta. Não deixe problemas crescerem a ponto de impactar outras pessoas, que vão precisar entrar no modo urgência.
Sempre lembro Jaime Wagner: “Não faça da sua falta de planejamento a minha urgência“. E vale com os problemas que você guarda para você, achando que não vai acontecer nada.
Como um exercício, pense na utopia do dia em que conseguiremos viver cuidando do nosso espaço e garantindo convivência com tudo e todos que estão em nossa volta.
O problema começa em nós. E a solução também.
Tem um problema crescendo e que vai impactar outras pessoas? Avise assim que perceber o problema. Peça ajuda. Documente o que você sabe.
E lembrando, mais uma vez:
Não deixe o problema escalar.
— Daniel Wildt
P.S.: o título deste texto também poderia ser “não deixe a compra da cartolina para domingo depois das 23h“. Não seja a cartolina de ninguém, mas esse texto, não preciso falar, não é sobre cartolinas. 😬🧐🫠
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.