Quando o atraso do outro é meu alívio? Um chamado para a melhoria sistêmica.

Por vezes somos pressionados com datas e tempos que nada tem a ver com algum processo de negócio ou entrega efetiva… e tem apenas relação com a falta de confiança de um determinado componente do sistema.

Já discuti sobre o entendimento se precisamos dados ou datas, e também já deixei claro a minha prioridade para dados, onde o entendimento de progresso e construção são relevantes.

E em algumas vezes o fato quase que “desenhado” de outra parte do sistema atrasar, faz com que eu pense em como tratar fluxo e sistemas de forma efetiva.

Em caso de equipes, somos tão rápidos quanto a parte mais lenta. Os movimentos de melhoria podem ser pontuais, mas precisam impactar sistemicamente.

Atrasos que causam espera em outras equipes devem servir como movimentos de cuidado, para um olhar mais ampliado do problema de fluxo. No fim, queremos entrega, com consistência e cadência.

— Daniel Wildt

P.S.: Já aconteceu de uma pessoa me pedir um trabalho em uma certa data, que era praticamente impossível de se fazer. E também era impossível dela revisar o material na data que foi pedida. Eu mandei o documento por email na data indicada, vazio, e tive que ouvir da pessoa em outro dia que ela estava revisando o documento e que estava tudo certo até aquele momento.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.