Letras e seus detalhes

Afinado, afiado, finado, fiado. Palavras próximas, sentimentos e significados bem diferentes.

Que a gente tenha afinação na condução de projetos, que sejamos afiados na nossa necessidade de especialização. Fiado me lembra que nada é de graça, o preço a ser pago vem sempre depois. E finado, que tudo tem seu fim.

Afiado me lembra de um texto clássico de Derek Sivers, “well rounded doesn’t cut“. Precisamos ser cortantes, por vezes ser generalista não nos levará onde queremos.

Afinação me faz pensar em condução e harmonia. Em um processo de gestão de equipe, eu pensei na palavra afinado por ter passado pela palavra afiado e pensar nessa palavra como algo um tanto bélico, mas nem sempre a palavra afiado vai levar para isso. De todo modo, pensei em afinado, que me parece como eu gosto de operar com equipes, buscando fluidez e continuidade.

E depois eu fiquei brincando com outras palavras próximas destas, e veio o finado e o fiado. E aí fiquei me lembrando que muitos projetos precisam chegar ao seu fim. Faz parte da definição de um projeto.

Fiado me fez refletir que muitas vezes o gratuito e até mesmo o processo de “vender fiado” reforça um comportamento de não valorização do trabalho que é realizado.

Poucas letras a menos ou mais, e significados que são complexos em si. Com seus prós e contras. Com seus movimentos e contextos.

Não são somente palavras e letras.
São conceitos que nos ativam e nos impulsionam.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.