O segredo da vida segue sendo ter baixas expectativas, mas e quando estamos falando de uma relação de cuidado?
Primeiro de tudo, ter clareza sobre o que não esperar. E isso é uma construção, não tem obviedades nem top 10 coisas que você não pode esperar em uma relação de cuidado.
O que eu percebo quando estou vivendo relações de cuidado:
- Elas são relações baseadas em reflexões e adaptações.
- Indo além, elas tem um formato de funcionamento “eu-tu”, lá do Martin Buber. As relações de cuidado se permitem crescer, evoluir e adaptar para o que as pessoas ali presentes se permitem.
- A sua liberdade continua valendo no limite das pessoas realizadas. Ah mas eu estou me sentindo mal. A relação de cuidado é conosco e com quem está neste processo conosco. Gerir o espaço interno também envolve proteger as pessoas que estão conosco neste processo, apoiando ou pedindo cuidado. Nem sempre vai ser possível ter este discernimento “na hora”, mas a reflexão posterior precisa existir. Exemplo hoje eu estou aqui pensando sobre relações de cuidado.
Qualquer coisa fora disso é uma relação eu-isso, e aí você precisa entender a sua utilidade e a utilidade da outra pessoa. E tá tudo bem se for isso, só é importante estabelecer assim a relação.
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.