Dar o máximo? Sempre? Qual é o máximo? O que é sempre?

Sempre nos coloca perto de uma máquina.
Podemos querer ter estas comparações, mas qual a exigência para isso?

  • Rotina
  • Estrutura
  • Capacidade
  • Ter clareza do que não vai ser feito

Muita gente quer o resultado, mas não quer o processo.

E dependendo do que você considera resultado, talvez a gente esteja falando de 1 hora por dia.

Quando alguém fala que todo mundo tem as mesmas 24h eu espero que elas comecem a rir depois. Cada pessoa tem a sua vida e as suas demandas. Pessoais, profissionais e familiares. Logo, um plano é um plano específico para cada pessoa.

Ter uma rotina estabelecida não é algo simples. Você pode combinar horários específicos, mas aí falta luz. Ou você precisa fazer uma consulta médica. Como isso vai se ajustar no dia? Uma rotina é uma proposta e algumas vezes vamos executar com facilidade e outras vezes na força do ódio.

Quando se fala em estrutura, aqui podem entrar recursos necessários para poder fazer o que se precisa. Recurso financeiro sem dúvida faz parte aqui. Só que também pode entrar questões de redes de apoio. Como você cuida de quem você precisa cuidar? Quem cuida de você? Algumas pessoas conseguem planejar algo e fazer. Eu não consigo, preciso olhar agenda, onde estarão filhos, onde eu estarei, como são os dias anteriores e posteriores… ao natural tenho uma série de travas que impactam a estrutura que tenho. E isso falo com uma série de privilégios que convivo.

A capacidade entra em energia produtiva e as possibilidades que temos de fazer o que precisamos fazer. Eu consigo fazer um vídeo por dia, mas pelo 5 horas para editar e publicar. Talvez precise achar formas diferentes de fazer isso, pois nem a estrutura nem a rotina permitem esse nível de capacidade. Conseguir achar o que melhor funciona dado capacidade atual, estrutura presente e rotinas necessárias, em si já vira um belo desafio.

E o que vai ficar para depois ou nunca vai ser feito? Ter clareza do que não vai ser feito talvez seja uma questão das mais complexas. Aqui entra um dizer não de forma efetiva, pois você quer desenvolver capacidades, ter uma estrutura e organizar suas rotinas para o que fizer sentido. Hoje eu estava escrevendo e saiu uma frase que deu origem a este texto:

O seu máximo
sempre vai ser melhor
do que nada fazer.

— Daniel Wildt

Quando escrevi o “sempre”, fiquei pensando na palavra. Sempre e nunca são palavras que me fazem refletir muito… eu sempre penso que algo pode acontecer e estas palavras perdem a sua expectativa.

Não é algo sobre “ir até a falha”. Entendo que existe uma questão de limite. E justamente neste aspecto que penso que tendo consciência de qual é o nosso máximo para hoje, podemos organizar melhor o dia e as possibilidades.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.