Se fosse algo ligado com biologia, organismo é: “todo corpo composto por órgãos, organelas e estruturas, responsáveis por vários processos necessários e inerentes à vida“.
Eu consigo olhar para isso e pensar em uma metáfora quando estou modelando novos projetos.
Pensei em organismo, pois pode ser só um projeto ou um coletivo, mas pode se tornar algo operacional e que precisa de governança e estrutura de uma empresa, seja essa estrutura mais ou menos centralizada.
E a minha teoria: as empresas são o que são não pelo CNPJ, mas pelos CPFs que fazem parte delas. E de como elas fazem o que fazem. E da motivação para fazer o que fazem. Essa constituição de impacto e cuidado é algo que me chama bastante.
As empresas por vezes são resultado das crenças e princípios das pessoas que operam e lideram o movimento. As características da empresa aparecem por aí: ansiedade, paciência, persistência, padronização, inovação… são palavras que ressoam dentro da estrutura das empresas conforme a composição de pessoas que ali participam.
Como se monta uma empresa mínima viável? Como entender que a modelagem precisa embarcar e apoiar o crescimento das pessoas.
Penso em algumas áreas mínimas:
- Serviços e Produtos: o que entregamos.
- Operação: como entregamos.
- Governança: como se faz gestão do que é feito.
Organizar uma empresa não é um caminho único. Existem uma série de formas de planejar, operar e gerir um negócio. Claro, existe um formalismo que precisa ser entregue conforme a empresa é constituída (simples, lucro presumido, cooperativa, etc.).
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.