Se você inicia um incômodo, não julgue o resultado.

Podemos atuar para resolver problemas ou amplificar problemas. Já falei sobre isso faz um tempo.

Se você escolhe amplificar um problema presente ao invés de atuar para resolver, não julgue se o resultado disso está fazendo pessoas reagirem de forma inadequada ao seu comportamento original.

Você pode questionar as outras pessoas, de que elas estão reagindo de forma inadequada, mas será que você teve consciência de como atuou inicialmente?

Como se pode amplificar um problema? Vou ficar em três exemplos:

  • Na não concordância sobre algo básico de um projeto ou processo, você impõe a sua vontade, através de poder, ao invés de atuar com alguma lógica de tomada de decisão baseada em dados.
  • Não escutar as demandas e necessidades da equipe, informando sobre uma determinada situação. E a partir disso, você simplesmente prioriza outras demandas.
  • Demora para responder prazos. E nem é o caso de atrasar uma entrega ou decisão, mas quando esse atraso aumenta um risco em determinado processo ou projeto.

O cuidado com os problemas e sobre resolver e não amplificar, é habililtar mais fluidez para o trabalho da equipe. Sempre poderemos aprender e optar para funcionarmos de forma adequada.

— Daniel Wildt

P.S.: O incômodo criado e um resultado inadequado não precisam acontecer no mesmo momento. Resultados inadequados poder ser cultivados ao longo de dias e semanas, quando criamos incômodos e não organizamos os caminhos de decisão.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.