Sim, sem dúvidas.
Agora, dependendo do que estiver acontecendo, você vai precisar liderar e conduzir outras pessoas por um caminho. Nestes casos, você precisa estar consciente, para poder apoiar na resolução. Quase que um “checklist” de que comportamentos você precisa organizar. Se você está vivendo um problema e se percebe em Caos, eu tenho um conjunto de perguntas que me ajudam a organizar os próximos passos:
- Onde se quer chegar? Qual é a visão ou onde está o ponto de chegada? Tudo o que você fizer precisa considerar isso. Queremos colocar um serviço em funcionamento novamente. Queremos salvar um conjunto de pessoas. Se resolvermos o problema, o que é que estará acontecendo? Qual é a sua linha guia?
- Quem se comunica? Quem precisa comunicar o que está acontecendo? Quem precisa receber esta comunicação? Os assuntos que estão em aberto, quem está sabendo e quem direciona a resolução? Onde se pode ter clareza sobre um “É / Não é / Faz / Não faz” do seu processo? Outra questão sobre processos de comunicação é entender quem se junta para resolver problemas. Quais são as pessoas que devem tomar uma determinada decisão?
- Quem recebe problemas? Defina quem vai receber demandas e problemas para poder fazer uma triagem e organizar o que precisa ser realizado. E o que vai “ficar para depois”. Dependendo do que não vai ser feito, precisa virar uma comunicação sobre o funcionamento do processo. E dos problemas, entender se eles podem ser quebrados ou se não existe mais de um problema na mesma narrativa. Entenda o que precisa ser realmente resolvido e o que não é simplesmente causado por outra questão.
Existem situações onde você precisa buscar apoio para quem alguém faça a gestão de um determinado problema.
Pode ser que você consiga apoiar na comunicação. Ou que nem consiga se envolver diretamente.
Saiba entender como você está no momento também, e se posicione.
Se você tem a técnica que precisa, mas você não está emocionalmente ok para resolver um problema, puxar responsabilidade pode ser a coisa mais irresponsável que você pode fazer. — Daniel Wildt
Direcionamento, comunicação e quebra de problemas em problemas menores. Parece fácil, mas vamos evoluir nestes assuntos com a prática e com vivência.
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.