A energia disponível e a energia necessária. Como garantir uma recarga?

Quais hábitos permitem que você volte e retome o presente?

Esses dias eu terminei uma manhã em reunião externa, conhecendo um serviço novo. É um exemplo de atividade, de exploração e descoberta, que me ajuda a ganhar energia. Um pouco de networking também.

Depois deste encontro, decidi almoçar sozinho, algo impossível de ser pensado pelo Daniel de 5 anos atrás… mas eu descobri que o tempo calmo no almoço me ajuda também a retomar o presente.

Depois aproveitei que estava próximo de um Café, e fui ali para um tempo de anotações no caderno. Um momento “tira da cabeça” também útil para retomar energia e retomar o presente.

E em parte fiz isso pois na sequência tinha uma reunião difícil e possivelmente longa. E excelente que assim fiz, pois a energia foi toda utilizada.

Agora, em diversas situações eu já cheguei sem espaço interno para uma reunião difícil onde precisava ter capacidade de escuta e capacidade de silenciar julgamentos e respostas aceleradas, dado que ali não seriam resolvidas e precisaria organizar os passos e caminhos. No vocabulário popular poderia ser um “engolir uns sapos” ou “ficar quieto para não se incomodar“.

Então acabo organizando ou tentando organizar meus dias para ser capaz de perceber estes momentos onde eu preciso de presença e calma. E assim crio espaço, antes ou depois dos momentos de mais pressão ou de necessidade de presença, para poder acalmar e retomar o presente. Que pode ser de tranquilidade.

Quais atividades podem ajudar você a retomar o presente?

— Daniel Wildt

P.S.: escrever me retoma o presente.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.