Um grupo de estudos envolve um conjunto de pessoas e um objetivo comum. Temos que ter um alvo. Pode ser um corpo de conhecimento, uma titulação, uma certificação. Como podemos modelar um grupo de estudos? Quais componentes estão presentes? Separei alguns que uso quando estou modelando um grupo.
- Objetivo: o que queremos aprender? Queremos passar uma prova de certificação? Queremos ler um livro? Queremos ganhar um conhecimento X.
- Quem: quem pode participar do grupo? Alguma restrição? Tem que ter voucher para fazer a prova de certificação? Tem que ter o livro? Tem que ter um determinado conhecimento?
- Como: quais estratégias iremos usar para isso acontecer? Teremos conteúdos previstos para trabalhar (tópicos da prova ou capítulos do livro), criaremos experiências (exemplo projeto para passar por todos conhecimentos), chamaremos pessoas para funcionarem como professoras ou mentoras ou tutoras e definiremos redes que vamos nos conectar (grupos de usuários por exemplo). Sim, estou falando do CEP+R lá do Alex Bretas.
- Quando: qual a cadência dos encontros? Semanais, quinzenais?
- Onde: encontros presenciais, encontros online? Teremos ferramentas de apoio para comunicação não simultânea, ou comunicação entre os encontros?
Um grupo de estudos funciona como um projeto, tem data de início e deve ter uma previsão de fim. Vamos nos encontrar por X semanas e iremos buscar o objetivo Y.
Importante também definir as restrições que pode ser em quantidade de pessoas, em horários para conversas e outras que podem aparecer a partir das pessoas participantes.
Também pensar, se você for facilitar um grupo que justamente esta pode ser a habilidade que você quer desenvolver… de facilitação.
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.