Quem disse que eu errei?

Baseado em que? Com qual critério? Baseada em qual visão de mundo?

Por vezes somos julgados por visões de mundo que não acreditamos. Quando alguém assim fala que erramos, baseada na lógica do mundo dessa outra pessoa… por qual motivo acreditamos que estamos errados?

Aqui não falo sobre leis e código civil… é um pouco mais simples.

Pensei no exemplo mais simples que me aparece. Carona, você dá carona ou recebe carona? Eu com raras exceções dou a carona que a pessoa me pede… explico. Eu deixo a pessoa em casa ou no local que ela precisa ir. Não deixo pelo caminho. Sou julgado constantemente por isso. Isso não é dar carona, me explicam.

Eu tenho dito em diversos textos que meu processo envolve uma questão de fazer DE propósito. Isso é como eu dizer pra mim que eu “estou certo” se fizer neste contexto. Até posso fazer coisas erradas, mas fiz DE propósito. Não vou poder dizer que me arrependo ou coisas assim, mas na prática, isso não quer dizer que a ação que eu realizo esteja correta em um determinado contexto e conforme a vivência da pessoa que está interagindo comigo.

O certo ou errado depende do contexto, me parece. Depende da cultura presente e construída por um conjunto de pessoas.

Em projetos de software, sempre temos um resultado esperado ao fazer uma funcionalidade ou ao construir um projeto. Nestes casos, o errar está conectado com ter chegado ou não no resultado esperado. E a partir daí, existe a oportunidade de aprender e adaptar.

Em jogos esportivos, temos críticas da pessoa técnica sobre movimentos em jogo, substituições… ainda assim mesmo que a equipe tenha uma derrota, pode acontecer da avaliação feita dizer que as escolhas foram certas, mesmo que tenha causado uma derrota. Talvez o ponto é entender que a outra equipe acertou mais e não que a equipe errou.

O errado pode ser simplesmente achar que algo é falso quando é verdadeiro. E achar que algo é verdadeiro quando é falso.

Quem vai dizer da realidade?

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

One response to “Quem disse que eu errei?”

  1. Avatar de Eu queria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira pra eu mesmo, não a vida que outros esperam de mim. – daniel wildt
    Eu queria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira pra eu mesmo, não a vida que outros esperam de mim. – daniel wildt

    […] Depois em determinada idade começamos a ter contato com o mundo real ou partes dele. Vamos descobrindo que o mapa não é o território. E vamos entendendo sobre nossos erros e acertos. […]