Produtivo é fazer mais e cada vez mais? A nossa sociedade industrial meio que aprendeu que produtividade se conecta com ocupação e exploração ao máximo do tempo disponível.
Na busca pelas ferramentas perfeitas, a gente esquece que a necessidade é de ferramentas que resolvam o problema em questão e que não atrapalhe a nossa continuidade.
Por vezes queremos nos travar em usar tudo no mesmo lugar, no sentimento de centralização, mas esquecemos que o trabalho pode e normalmente possui naturezas diferentes. Muitos fornecedores desejam isso, pois normalmente assim você faz um “lockin” e se prende nestas ferramentas.
Pensa em uma lista de tarefas… que alguém já vai sair gritando que não se pode ter nem usar. Eu não tenho mesmo, parei de usar listas de tarefas para ficar controlando o trabalho do dia faz algum tempo já. Ainda assim, a metáfora de listas ainda vai ser relevante se eu evitar ser controlado por elas ou deixar que elas causem a ansiedade que normalmente causam.
A gente sabe que o mais importante é a prioridade. Então tecnicamente se eu tenho clareza da próxima atividade que preciso fazer, vai ser suficiente na maioria dos casos, certo? Estou abstraindo aqui a necessidade de preparação para os trabalhos e alguma capacidade de antecipação, mas neste contexto aqui quero chegar em ferramentas que estão conosco no dia a dia.
Prioridade se conecta em mim ao pensar na palavra produtividade. Sou produtivo não porque consigo fazer mais com o mesmo tempo, mas por conseguir fazer meu trabalho com mais fluidez. Eu busco ferramentas que me ajudam a focar no que importa e que me evitem retrabalho.
Pensa nas ferramentas que você usa no seu dia a dia. E lembra que a lista de compras do supermercado em papel também é uma ferramenta, contextualizada e com objetivo claro.
Pensa em como você lava a louça da sua casa. A ordem, a frequência, a forma. Os produtos e recursos que você usa e como estes ajudam nesse fluxo.
Uma época, pensava que colocar todas contas em débito em conta era a solução. Depois aprendi que era sim, pra pessoas que estão resolvidas com seu fluxo financeiro. Para estas poucas valia e fazia sentido. Para todo um outro mundo, ter tempos e agendas de foco para as contas, fazer uso de ferramentas como DDA (Débito Direto Autorizado) para poder visualizar as contas atreladas ao nosso CPF e poder organizar os pagamentos pode ser melhor.
Olha as diferentes jornadas da sua vida e entenda qual o trabalho de cada ferramenta neste processo? Qual o trabalho de um computador, ou de um celular, ou de um fone de ouvido. Qual o trabalho da ferramenta X Y ou Z nesta jornada.
Toda ferramenta que torna as suas jornadas mais simples, com mais fluidez, serão ferramentas que auxiliam na sua produtividade.
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.