Não é sobre eficiência operacional, diminuir custos simplesmente. Não é sobre medições e mais medições.
Como você faz para melhorar? Como você faz para questionar e instigar pessoas para pensarem sobre maneiras melhores de fazer o que fazem?
Eu tenho um gatilho natural para isso. Por um motivo.
Sou preguiçoso.
Eu não consigo ficar repetindo coisas se existe ou pode existir uma maneira melhor de lidar com algum assunto. Eu quero aprender. Talvez isso tenha me ajudado na minha jornada como pessoa desenvolvedora.
A curiosidade é outro assunto que com certeza me ajuda neste caminho.
Quando se pensa em Toyota Way, Sistema Toyota de Produção, eu automaticamente vejo isso. Desde quando organizei estudos e aulas sobre princípios da Toyota lá em 2003-2004, e que vai ser assunto do treinamento Aquele Princípio, eu penso em melhoria contínua, mas melhoria com causa. Com estrutura. Com entendimento de princípios que nos movem para mudar.
É sobre descobrir melhores maneiras de fazer algo. Falar desta forma muda totalmente o restante do jogo. Simon Sinek fez um vídeo recentemente trazendo um destaque para este processo de aprender e melhorar, mais que números, números e números.
Sabe que outra estrutura de conhecimento começa assim? O tal do manifesto ágil:
We are uncovering better ways of developing
Manifesto for Agile Software Development
software by doing it and helping others do it.
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.
Uma resposta a “É sobre encontrar maneiras melhores de fazer as coisas.”
[…] o que for possível de ser padronizado. Trabalhe também para desafiar os padrões, no sentido de melhorar continuamente, propondo novas ideias. Agora, se existe um padrão, utilize! Facilite o trabalho de […]