Tava pensando em como ajudar alguém a organizar um sistema de planejamento pessoal. E antes de entrar em coisas que podem complexas, fiquei pensando nas bases que tenho quando estou organizando o meu trabalho e meus fazeres.
Pensei em três coisas: Preparação, proteção de tempo e coisas que precisamos deixar de fazer.
Prepara: você tem as informações que precisa para fazer o que tem que ser feito? Pensa em uma tarefa que você tem para fazer. Você tem todas informações que precisa para iniciar?
Protege: como você está protegendo o seu tempo? Eu tenho tempos que uso para executar o que preciso executar. É menos relação com tempo X para assunto Y mas saber que tenho um tempo disponível para poder atuar no progresso de assuntos.
Deixa de fazer: quais são os itens que precisam da sua atenção para deixar de existir? Ou precisam de algum ajuste, para poderem seguir existindo?
Tentei organizar as ideias para deixar acionável para você que precisa começar a cuidar mais do tempo.
— Daniel Wildt
Extra: no fim o jogo do tempo é de consciência. Não é um jogo de controle. O tempo não para, mas você pode escolher parar.
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.
Respostas de 4 a “Organizar o tempo? Prepara, protege e deixa de fazer!”
[…] Extra 3: se você ainda não percebe que tem cadência em alguma das suas práticas, primeiro organiza a sua prática. Faça o que precisar fazer para testar estratégias e encontrar o seu sistema. […]
[…] desistir eu percebo várias perspectivas. De entender quais não são nossos limites. De entender o tempo das coisas, e de quando precisamos nos “empurrar” para fazer acontecer. Nem que seja […]
[…] de proteger o tempo. E ter tempo de progresso. E deixar para lá quem vive no modo […]
[…] não sendo isso, tempo de progresso e o conceito do “pelo menos” podem ajudar na retomada do objetivo e de criação de […]