Senso pode ser um entendimento de direção a ser seguida.
E queria garantir que o senso principalmente está presente fora do piloto automático.
Hoje tinha uma gravação para fazer e não me liguei que no mesmo horário tinha um jogo de basquete na TV. Queria ver o jogo.
Queria mais ainda gravar o vídeo.
Fui dormir tarde, fiquei vendo outro jogo. Acordei meio cansado ainda. Tinha diversas desculpas para empurrar a gravação para outro momento.
Queria gravar o vídeo. E gravei.
Eu tenho um lance com vontade, que por vezes é perigoso. Por vezes parece um lance meio de vício. E quando eu conecto deste jeito com algo, tento achar formas de me lembrar do que estou fazendo, de forma consciente.
Percebo que esse meu processo, quando consciente, conecta com um lance dos valores olímpicos, o “alegria do esforço“. Valida a jornada. Valida o processo. “Independente” do resultado.
Não que o resultado não seja importante. É muito. O que trago aqui são dois pontos de consciência que tenho trazido para os meus dias:
- Eu faço porque quero fazer, consciente. Sem piloto automático.
- Eu sei o que estou buscando ao fazer. Não é fazer por fazer.
— Daniel Wildt
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.
Respostas de 6 a “Senso no progresso. Como saber se a jornada está indo para onde precisa ir?”
[…] tem as suas necessidades e uma delas pode ser esse senso de conexão. De presença. Está tudo certo. E se você não tem essa necessidade de se posicionar […]
[…] estão contribuindo com o resultado que era esperado originalmente? Vejo uma importância de termos direção e […]
[…] de atitudeflui pro mundoAtiva sensosRede […]
[…] em atual. Se o assunto é da sua natureza atual, você vai persistir o quanto for necessário. A curiosidade vai ser maior que a frustração. Não vai funcionar na […]
[…] Horas de progresso é como considero que precisamos cuidar das horas internas. Estas horas não servem para você correr e fazer de qualquer jeito. As horas internas servem para você avançar. Consumir materiais para seu estudo, organizar materiais que você precisa construir ou estruturar e assim vai. As horas internas permitem que você atue na hora que fizer sentido para você. E funcionando neste processo, as horas de progresso nos permitem entender mais ainda sobre senso de progresso. […]
[…] é diferente de meritocracia, que não existe. A alegria do esforço é um valor olímpico que percorre junto o caminho de uma pessoa (atleta) na busca de um objetivo […]