Tem valor, mesmo que mude

Responder a mudanças, mais que seguir um plano. Isso tá no manifesto ágil.
É sempre amor, mesmo que mude. Isso tá na música da Bidê ou Balde.

Tava trocando ideia com o Gui Grazziotin e no meio do papo veio “sempre tem valor, mesmo que mude”. Aí resolvi expandir o pensamento aqui.

A gente faz coisas aprendendo sobre outras coisas. Quando a gente aprende, acabamos classificando de algum modo as coisas que aprendemos. Poderia ser por exemplo entre certezas, suposições e dúvidas.

Com as certezas, documentamos dados que validam e também um entendimento sobre que informações (indicadores) dizem que este caminho segue valendo.

Com as dúvidas, definimos estratégias para descobrir o que precisa ser descoberto.

Nas suposições, entramos em uma zona perigosa. Aqui é onde as HIPPO (highest paid person opinion) aparecem como certezas. Pessoas classificam como certezas, mas na base do “confia na minha experiência“. O “caso ideal” das suposições é quando existe um custo muito alto para validar e optamos por considerar algo verdadeiro ou falso. É importante entender que esta escolha precisa ser monitorada no mundo real, para quem em algum momento ela se torne uma dúvida ou certeza.

O fato é: sempre que colocamos algo para teste, para aprendizado, ela pode não dar o resultado esperado. E sendo assim, talvez a gente tenha que mudar a direção. baseado nos aprendizados que acumulamos. E aí vale a frase: tem valor, mesmo que mude! 🙂

E sabe porque é mais importante ainda documentar o processo de decisão e de descoberta?

  • É sempre amor, mesmo que alguém esqueça o que passou. Isso tá na música da Bidê ou Balde.
  • Tem valor, mesmo que alguém esqueça o que passou. Isso tá valendo adaptado para este post. 🙂

— Daniel Wildt

Extra: música da Bidê ou Balde, Mesmo que mude.

Extra 2: Curte a live que fiz Gui Grazziotin sobre podcasts e outra sobre o empresa mínima viável.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

Uma resposta a “Tem valor, mesmo que mude”

  1. Avatar de Tem tempo de expectativa de vida. E o tempo de vida da expectativa, tem? – danielwildt
    Tem tempo de expectativa de vida. E o tempo de vida da expectativa, tem? – danielwildt

    […] penso em expectativas, eu trabalho para classificar os pensamentos em certezas, suposições e dúvidas. Em achar alguma forma de saber que estou tendo progresso. E trabalho mais ainda para acabar com o […]