Critérios de aceite?

Os critérios de aceite nos dizem como uma determinada história deve ser validada. Será que fizemos tudo o que era esperado? Os critérios de aceite podem servir como tarefas também. Tem contexto e dados de apoio. Cada um deles nos permite entender um dos cenários que devemos atender, representado como algo importante para clientes.

Cada critério possui pelo menos uma situação inicial, um evento e uma indicação do que aconteceu com o sistema depois do evento.

Uma das formas de ler este trio é como se fosse uma construção com Dado, Quando e Então.

  • Dado: indica a preparação, um estado atual, quais dados precisamos organizar para poder validar determinado cenário.
  • Quando: determina o contexto. Um evento que acontece, um gatilho que nos ajuda a determinar o momento onde ele acontece.
  • Então: nos indica como o sistema deve estar depois do evento ocorrido. Uma indicação de estado desejado.

Durante muito tempo usei critérios de aceite como um simples checklist. Esta estrutura de cenários me ajuda na hora de automatizar e até facilita na linguagem padronizada para o caso de alguém resolver testar de forma manual.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

3 responses to “Critérios de aceite?”

  1. Avatar de Defender algo, e não ir contra algo – danielwildt
    Defender algo, e não ir contra algo – danielwildt

    […] Até pra quem curte “defender liberdade”, ganha um trabalho extra e necessário. Tem que entender limites, como a liberdade de outras pessoas e do seu grupo, trazer consciência de responsabilidade, e ter visão de todo. Defender uma coisa não é algo isolado, e precisa de critérios. […]

  2. Avatar de Vai passar, afinal tudo é passageiro. Ou é cíclico? – danielwildt
    Vai passar, afinal tudo é passageiro. Ou é cíclico? – danielwildt

    […] trabalhando com software, é um problema que retorna. Resolvemos isso criando estruturas de validação, padronizando a forma como avisamos de problemas em sistemas, por […]

  3. Avatar de Bom? – daniel wildt
    Bom? – daniel wildt

    […] falo sobre como os critérios de aceite nos ajudam a fazer somente o necessário, estamos buscando esse “bom”. Em algumas […]