No início não havia nada. Mas dado que estamos vivendo tempo contínuo, existe uma agenda, mesmo que vazia.

Conforme os lugares que você atua, ter uma agenda vazia, tranquilidade, sem agendas, significa que você não é importante. Significa que você deveria estar ganhando novas ocupações. Tranquilidade incomoda.

Depois, quando pessoas sem agendas cheias “conseguem” agendas cheias, vem a frustração e a saudade de quando as agendas eram mais vazias e contínuas para poderem trabalhar.

Existe algum problema em não fazer nada?

Não.

Mas eu digo que é importante planejar inclusive para isso. A minha agenda costuma ter bastante tempo bloqueado, para permitir que eu tenha tempo para fazer o que preciso fazer. Tempo para refletir, tempo para escrever, tempo para estar com quem quero estar. E tempo para nada.

Normalmente meu tempo de execução e de planejamento está atrelado com algum projeto que tenho acontecendo.

A minha capacidade de execução, de cadência, de cuidado dos assuntos, está baseada na tranquilidade com que organizo a minha agenda.

Tem assuntos que não podem esperar, mas sempre que possível, entenda que assuntos te dão energia e que assuntos tiram a sua energia. Organize a sua agenda de acordo.

No fim, é um pedido para que você olhe para o básico, e lembre que cuidar do tempo é um jogo de consciência.

— Daniel Wildt

Extra: tempo contínuo, tempo bom, são conceitos importantes de você colocar no seu dia.

Extra 2: Interrupções podem ser boas de vez em quando. Talvez você precise de uma mensagem, de uma ligação. Um dia eu atendia ligações de telefone, hoje não mais. E sei o que perco. Por exemplo, só consigo cantar “…você me ligou naquela tarde vazia, que me valeu o dia…” na nostalgia do tempo que você poderia atender ligações e não era alguém tentando vender algo ou uma gravação.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

Respostas de 6 a “No início não havia nada. Mas dado que estamos vivendo tempo contínuo, existe uma agenda, mesmo que vazia.”

  1. Avatar de Definitivamente sem paciência. Quando isso acontece, preciso de silêncio. – danielwildt
    Definitivamente sem paciência. Quando isso acontece, preciso de silêncio. – danielwildt

    […] que funciona e atua para colaborar com quem precisa colaborar? Tudo é conectado. Gestão da agenda, gestão de prioridade, gestão de […]

  2. Avatar de Não lute contra a sua natureza e o seu sistema. Como você funciona agora? – danielwildt
    Não lute contra a sua natureza e o seu sistema. Como você funciona agora? – danielwildt

    […] A preparação vai ajudar a entender quanto tempo antes você precisa prestar atenção para um determinado assunto. A preparação vai atuar em atividades, recursos financeiros, disponibilidade de tempo. Isso fala sobre bloquear agenda inclusive. Tudo começa na agenda. […]

  3. Avatar de Decida sobre o que não decidir. – danielwildt
    Decida sobre o que não decidir. – danielwildt

    […] Evitar listas de coisas a fazer muito grandes. Escolha entre menos itens, de preferência tenha clareza apenas sobre o próximo item a ser feito ou poucos itens que precisam da sua atenção na semana (use a agenda). […]

  4. Avatar de Vamos valorizar cada vez mais? Espero que sim. – danielwildt
    Vamos valorizar cada vez mais? Espero que sim. – danielwildt

    […] Ter capacidade de fazer se torna algo importante no dia a dia. Para alcançar isso, precisamos de tempo contínuo de trabalho. Apesar da pessoas estar presente fisicamente, ao olhos e controle da gestão, ela não […]

  5. Avatar de Horas internas para os assuntos que são somente seus. – danielwildt
    Horas internas para os assuntos que são somente seus. – danielwildt

    […] se a sua agenda da semana que vem não tem horas bloqueadas, existe algum […]

  6. Avatar de Indicadores para evolução ou disciplina? Ou somente precisamos praticar? – daniel wildt
    Indicadores para evolução ou disciplina? Ou somente precisamos praticar? – daniel wildt

    […] Diria cuidado com o nosso tempo. Cuidado com a nossa prática. O processo não envolve bloquear a agenda com compromissos infinitos, mas criar espaço para assuntos que precisamos encaminhar, tempo para o […]