Quando estava ainda na prática semanal de tênis, acabava estudando muito fora das quadras. Uma das pessoas que acompanhava era o técnico Nick Bollettieri.
Tenho diversos textos falando sobre jogo interno, do jogo mental. O treinar tênis me ajudava muito para entender isso.
Jogar tênis, fora o jogo mental, é saber que ganha quem errar menos. Ganha quem entender os espaços ganhos e ângulos gerados a partir disso. Perspectiva.
Ganho de espaço determinava possibilidades para quem estava no outro lado. Agora, não era necessariamente poder. Ainda era possível levar uma passada e perder o ponto, mas o espaço ganho, se transforma em posicionamento. É um argumento, uma proposta.
Quando você está discutindo um assunto, não pense em poder, pense em ganho de espaços, pense em argumentos sendo construídos, perguntas saindo de dúvidas e se definindo como suposições ou certezas conforme as validações e conversas realizadas.
E cuide para saber se você está em um espaço de colaboração.
— Daniel Wildt
Extra: Nick Bollettieri em um TEDx. E se pensar em poder, pense na capacidade de poder, não em ter poder.
Respostas de 3 a “Ganho de espaço não é poder, é posicionamento.”
[…] Carreiras requerem iniciativa (Careers require initiative). Como você ajuda pessoas a organizarem o seu movimento de aprendizagem? De evolução? Quais são os caminhos existentes dentro da empresa para pessoas poderem evoluir tecnicamente? Qual a mobilidade para pessoas poderem assumir novos papéis, e desenvolver mais habilidades? São caminhos de autonomia, de desenvolvimento de habilidades e oportunidades? Ou as pessoas esperam caminhos de acúmulo de poder? Sempre é possível pensar em diferentes formas de usar o poder. […]
[…] Se você faz apenas para “aparecer”, aqui mora um ponto de atenção. Se você faz para posicionamento, também pode ser […]
[…] mas precisamos saber operar no modo de incerteza, de validação. Isso não impede você de se posicionar e […]