Se tem mudança ou organização, aqui tem 5S

De tempos em tempos eu paro para separar roupas para doação, rasgar papéis e por vezes organizar as minhas coisas.

E não tem jeito, sempre tem 5S.
E meio que nada a ver com o post, mas 5S me acalma.
Depois no final eu falo mais disso.

Como eu aplico o 5S nos meus surtos movimentos de organização:

Separar – Seiri (整理). O que estivermos falando, seja uma mesa de escritório ou um armário de roupas, separe as coisas “parecidas”. Isso começa a dar uma calma, onde o problema não parece mais tão grande. Inclusive o saber quebrar o problema em pedaços menores é uma coisa importante no pensamento computacional.

Ordenar – Seiton (整頓). Na hora de colocar em ordem, vem também a chance de entender o que vai ser doado, o que vai ser vendido e o que vai ser eventualmente colocado no lixo. É uma chance de priorizar coisas pelo uso e até pensando em como iremos guardar os itens que ficam.

Limpar – Seisō (清掃). Aqui é um “deixar o que fica”, e colocar os outros itens para fora deste ambiente em questão. Seja levar para doar, colocar para vender, ou colocar no lixo efetivamente. Fiquei pensando até no mundo digital, onde por vezes crio uma pasta “_temp” e jogo nela tudo o que não fica. Ou se você gosta de emoções, pode colocar itens na lixeira e deixar configurado para ela de limpar automaticamente depois de 30 dias.

Padronizar – Seiketsu (清潔). Para algumas coisas da minha vida eu consegui alcançar a tal padronização. Meio que as coisas chegam e vão certinho para o seu local. É uma sensação boa, mas por vezes queremos mudar nossos padrões e trocar o lugar de onde guardamos as coisas. Pode ser um 5S aplicado para apoiar uma mudança proposital por exemplo.

Disciplina – Shitsuke (躾). Se padronizou, agora vem a disciplina para manter um processo rodando. É um trabalho intencional. É um trabalho real e que exige cuidado.

O que eu posso falar é que este trabalho normalmente termina com um sentimento de calma muito grande.

O processo inicial por vezes me deixa na ansiedade, mas depois quando começo a entender que estou conseguindo avançar, diria do ordenar pro limpar, meio que me sinto entrando em fluxo e aí até me ajuda a deixar mais coisas irem embora.

— Daniel Wildt

P.S.: além do 5S, existem documentários que podem ajudar também neste fluxo de organização. Exemplo o KonMari, de Marie Kondo. Indico documentário na Netflix também.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.