Primeiros passos com a PNL? #dwildt101 ep 31

, ,

Eduardo Klein, amigo e um profissional que participa de diversas comunidades de tecnologia pergunta:

Que caminhos você sugere para quem quer começar a conhecer e explorar a PNL?

Eu comecei a ter contato com a Programação Neurolinguística (PNL) como estudo em 2007, em um curso que misturou análise de negócios e PNL. Alguns anos depois entrei para a formação clássica com os cursos de practitioner, master e trainer, que finalizei em dezembro de 2013.

Se tivesse que destacar, a PNL me apoia em dois processos: (1) sair do piloto automático e (2) modelar comportamentos de excelência. E tem muito mais.

Richard Bandler (psicólogo) e John Grinder (psicólogo / linguista) são os profissionais que iniciaram modelando nomes como Virginia Satir, Milton Erickson e Fritz Perls.

Esse trabalho de modelar a excelência e ensinar outros a fazer o mesmo, é para mim o grande aprendizado que busco também no meu dia a dia, conforme conheço e aprofundo conhecimento sobre profissionais que admiro no mercado. Ganhar habilidades se torna um jogo e um trabalho de pesquisa e prática constante.

Eu em 2007 comentei que fiz um curso sobre análise de negócios. O facilitador foi Luiz Parzianello, uma sempre referência em assuntos como Metodologias Ágeis e Modelos de Qualidade. Este curso foi feito em parceria com Marcos Brasil Moraes. Fiz a minha formação com Marcos Brasil Moraes, na Escola Livre, onde me tornei Master Practitioner e fiz a formação Trainer Training em PNL.

Vamos ao vídeo e depois deixo outros links de apoio:

Links:

— Daniel Wildt (conhece meu canal de vídeos no youtube?)

Respostas de 6 a “Primeiros passos com a PNL? #dwildt101 ep 31”

  1. Avatar de Daniel zucker
    Daniel zucker

    Acho muito bacana a PNL mas me asssusta o fato de dizer que definicoes paicanaliticas, por exemplo, é da PNL… Pnl é um grande mix de tecnicas, teorias e metodos de outras areas, como: psicologia, psicanalise e comunicacao… Por exemplo os mapas… Isso chama-se espelhamento da psico, e dai qdo ouço que isso é da PNL, fico confuso… Depois de ler muito sobre PNL e ja estudar psicologia muito antes, vejo a pnl como um bom guide line, mas de coisas que ja existem.

    1. Avatar de dwildt
      dwildt

      Não tenho dúvidas disso. Inclusive Bandler é psicólogo e certamente esse aprendizado está presente. Ao se unir com Grinder, eles começam a formalizar estes processos de modelagem, meta modelo e tudo se documenta no The Structure of Magic (1975).

      Enfim. Cada processo de trabalho vai apresentar suas metáforas.

      Não sei qual é sua área de trabalho mas em tecnologia que é onde mais atuo, muito do que se apresenta hoje na parte de metodologias e organização de equipes são conceitos e ideias já presentes há muito tempo, e agora agrupadas / organizadas de forma diferente.

  2. Avatar de Quando você chegar lá, como vai ser? | forming, storming, norming and performing
    Quando você chegar lá, como vai ser? | forming, storming, norming and performing

    […] Programação Neurolinguística (PNL) aprendi sobre as condições de boa forma, na hora de estruturar um estado desejado, considerando onde […]

  3. Avatar de Qual é a sua kryptonita fatal? – danielwildt
    Qual é a sua kryptonita fatal? – danielwildt

    […] tenho um passado de práticas envolvendo filosofia estoicista e também programação neurolinguística. Fiz estes percursos pois queria aprender mais sobre meu funcionamento. Estas estruturas me ajudam […]

  4. Avatar de Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos. – daniel wildt
    Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos. – daniel wildt

    […] aprendo sobre programação neurolinguística, ferramentas de comunicação e práticas por vezes me deixavam mais ainda inerte a emoções. […]

  5. Avatar de Interromper? Do Observar e Perceber ao Sentir e o Saber. – daniel wildt
    Interromper? Do Observar e Perceber ao Sentir e o Saber. – daniel wildt

    […] sobre comunicação não violenta (CNV) em um aspecto e até também um pouco dos processos da programação neurolinguística de lembrar que o mapa não é o território, assim como lembrar que não existe chance de […]

Deixe um comentário